terça-feira, 21 de julho de 2009

FALANDO SOBRE A ERA DO GELO 3...


Os alunos da 3ª série manifestaram suas opiniões e suas formas de compreensão do filme.
Postarei algumas destas impressões:
- "A parte mais legal do filme foi quando os esquilos ficaram juntos no vulcão, e a lava subiu e formou um coração na parede. Também gostei daquela parte em que a Preguiça estava na chuva e a mamãe Dino pegou-a e colocou-a para dentro da caverna. Pela manhã o Rudi e deu um rugido que estremeceu a floresta toda, dando um cagaço na preguiça". (Rafaela)

- "Eu gostei da parte em que eles iam descer para a floresta e se sentiram muito nanicos. Todo mundo que estava vendo o filme, dava risadas porque o bichinho (a preguiça Sid) caiu dentro do gelo e achou três ovos de dinossauros e desenhos rostos em cada um dos ovos. Os dinossauros nasceram e a preguiça cuidou deles" (Júnior)

- "A parte que eu mais gostei foi quando a preguiça achou os ovos e desenho uma cara no ovo com uma caneta, só que choveu e saiu a tinta da cara do ovo. Ela resbalou numa tora. Quando os dinossauros nasceram, eles estraram o parque do filho do mamute." (Guilherme)

- "Eu gostei muito do filme, pois era muito interessante. Eu gostei da parte em que nasceu o mamute. Ele era muito bonito. Eu gostei mais do Buck e da preguiça. O Buck era muito corajoso e engraçado. Ele lutou com o Rudi. O mamute era muito legal e inteligente. A mamute fêmea era muito bonita. Os esquilos eram muito engraçados." (Lucas)

- "A melhor parte foi quando a preguiça estava se despedindo dos filhotes de dinossauro e eles estavam chorando. Então a preguiça pediu para a mãe dinossauro: cuida bem dos nossos bichinhos." (Anderson)

- "Gostei da parte que o Sid, a preguiça, caiu debaixo do gelo e encontrou os ovos da mamãe Dino." (Augusto)

- "Eu gostei da entrada do shopping". (Yares Eduardo)

- "Eu gostei de tudo, mas gostei mais daquela parte que mulher do mamute deu a luz a um bebê com o nome de Amora. E eles ficaram muito felizes com o bebê." (Paulo)

- "Gostei da parte que os esquilos estavam brigando por uma noz, depois pararam e se beijaram." (Rafaela)

NÃO CONFUNDA...











É muito bom brincar com as palavras, descobrindo significados e criando rimas. Por isso, resolvi propor para o 3º ano a leitura do livro NÃO CONFUNDA... de Eva Furnari. Eles estão construindo uma releitura da obra através de slides com novas imagens e novas rimas. Uma pequena mostra do trabalho.




AS AVENTURAS DE D. QUIXOTE....

Dom Quixote de La Mancha é um livro escrito pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes y Saavedra (1547-1616). O título e ortografia originais eram "El ingenioso hidalgo Don Qvixote de La Mancha", com sua primeira edição publicada em Madrid no ano de 1605. É composto por 126 capítulos, divididos em duas partes: a primeira surgida em 1605 e a outra em 1615. O protagonista da obra é Dom Quixote, um pequeno fidalgo castelhano que perdeu a razão pela leitura assídua dos romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis prediletos. O romance narra as suas aventuras em companhia Sancho Pança, seu fiel amigo e companheiro, que tem um perfil mais realista. A ação gira em torno das três incursões da dupla por terras de La Mancha, de Aragão e de Catalunha. Nessas incursões, ele se envolve em uma série de aventuras, mas suas fantasias são sempre desmentidas pela dura realidade. O efeito é altamente humorístico. As figuras de D. Quixote, de Sancho Pança e do cavalo de Dom Quixote, Rocinante, rapidamente conquistaram a imaginação popular. O livro até os dias atuais é lido e admirado por várias pessoas, o livro tem humor, aventura e muita criatividade. Os alunos da 5ª Série leram uma das versões desta obra. Agora estão ensaindo uma Esquete Teatral da obra. O resultado desta atividade em breve vocês poderam conferir aqui!

Ler é imaginar, é poder, é saber, é viajar...
Ler é um ótimo exercício para reinventar a realidade.
Venha você também viajar pelo mundo da leitura.


segunda-feira, 20 de julho de 2009

UMA AVENTURA E TANTO

Dia 16 de julho, reunimos alunos 1º ano, 2º ano, 3º ano, 3ª série e 4ª série para assistirmos ao filme A Era do Gelo 3. Este passeio consistiu-se de várias etapas, pois precisamos de dois ônibus para acomodar um total de 79 alunos e 7 professores. Foi uma experiência bem significativa, pois a maioria deles nunca tinha ido ao cinema, a um shopping e, alguns, não conheciam Porto Alegre. Durante a viagem foram observando o trajeto e perguntando onde ficava "a ponte que levanta", se íamos passar pelo Beira-rio, se íamos passar pelo Olímpico, se dava para ver o rio...
Na bilheteria do cinema, a atendente se espantou com a quantidade de ingressos que estávamos comprando, pois, segundo ela, era raro as escolas levarem tantos alunos no cinema.
Tudo era novidade para a maioria: o escuro do cinema, as poltronas, o tamanho da tela, o tamanho das imagens, o som... Tudo era muito grande.
O filme apresentou uma temática muito interessante sobre amizade, os valores, o amor materno, a cumplicidade, a lealdade, a persistência, a coragem.
Durante o filme muitas foram as risadas, as surpresas, os comentários, o medo, a descoberta...
Quando o filme terminou, fomos para a praça de alimentação.
É importante observar que muitos alunos têm a oportunidade de vivenciar estas experiências apenas através da escola e a escola cumpre o seu papel na medida coloca o aluno em contato com as várias formas de cultura e incentiva a sua autonomia, fazendo com que cada um constua a sua própria história.
Foi realmente uma aventura...

quinta-feira, 9 de julho de 2009

CINEMA


Ao desenvolvermos este Projeto queremos atuar em várias frentes. Queremos educar para se viver a ( e na) Sociedade da Informação, com toda a sua gama de produção cultural, por isso na próxima semana levaremos os alunos do CAT de minha escola para assistir A Era do Gelo 3

que está em cartaz no Brasil desde última sexta-feira com resultado extremamente positivo. O longa de Carlos Saldanha obteve a melhor abertura de todos os tempos para uma animação no Brasil, a melhor abertura do ano e a quarta maior em público na história, atrás da trilogia Homem-Aranha. 1,23 milhão de pessoas assistiram ao filme de sexta a domingo, que arrecadou 12,1 milhões de reais e graças às pré-estreias acumula quase 20 milhões. Mais de 80% dos nossos alunos nunca foram ao cinema e poucos conhecem a capital gaúcha e um shopping do porte do Barra Shopping Sul. Imaginem o quanto vão aproveitar!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Um projeto de leitura como este que estamos desenvolvendo em minha escola é propicio para pensarmos em vários aspectos da nossa prática pedagógica. Ao ler a Revista NOVA ESCOLA deparei-me com uma reportagem que traduz um pouco do que penso " Não são apenas os estudantes que precisam de estímulo para ler. Muitos professores também não têm esse hábito, que igualmente pode ser incentivado na escola. A Revista cita um exemplo da cidade de Marília (SP) que desenvolveu um projeto de leitura compartilhada com os educadores no ano passado. O que consistia este projeto? Eram oferecidos aos professores textos de um autor que depois realizavam diversas atividades que eram apresentadas ao grande grupo. Acredito que esse tipo de atividade tem como ponto positivo diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, a nossa fala com o aluno tem que ser a nossa prática.
Concorda? Sua opinião é contrária? Compartilhe suas idéias e opiniões. Exercite!